Museus em todo o Brasil preparam programações especiais para o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Com o objetivo de celebrar a memória e identidade afro-brasileiras e despertar reflexão sobre o tema, diversos museus da rede Ibram trazem exposições e outras atividades relacionadas à data.
Em Recife (PE), o Museu da Abolição (MAB) realiza, entre os dias 19 e 24, a Semana da Consciência Negra: Memórias Afrobrasileiras, História e Educação. A programação inclui conferência, rodas de diálogo, mesas redondas, oficina, apresentações musicais e homenagens. Veja detalhes.
O museu exibe ainda, até o dia 1º de dezembro, a exposição Invernada dos Negros, de André Costantin e Daniel Herrera, que recebeu o 1º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afrobrasileiras.
Cinema, e contação de histórias
No Museu Casa Histórica de Alcântara, no Maranhão, o Dia Nacional da Consciência Negra será celebrado com Cine Temático que aborda a data. A exibição acontece na terça-feira (20), a partir das 19h. Mais informações pelo e-mail mcha@antigo.museus.gov.br. No mesmo dia e horário, o Museu casa dos Ottoni, de Serro (MG), promove apresentação de dança afro. Informações pelo e-mail mrco@antigo.museus.gov.br.
No Museu Casa da Hera, em Vassouras (RJ), todos os projetos desenvolvidos no mês de novembro têm sido dedicado à Consciência Negra, como forma de reconhecer e dar destaque às importantes contribuições das tradições afrodescendentes para a cultura do Vale Histórico do Café.
O museu recebe ainda, na próxima sexta-feira (23), grupos de samba e jongo para falar sobre as raízes dessas tradições. Confira a programação completa.
Texto: Ascom/Ibram