Programa Mercomuseus é aprovado em reunião de ministros do Mercosul

publicado: 26/11/2012 17h44,
última modificação: 30/11/2012 10h06
Reunião aconteceu em Brasília dia 23 de novembro

No dia 23 de novembro, durante a XXXV Reunião de Ministros do Mercosul Cultural, em Brasília, foi aprovada a criação do programa Mercomuseus – criado conforme os objetivos e propostas de atividades apresentadas em documento pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). Acesse o documento.

O MercoMuseus se propõe a reunir instituições e profissionais de museus dos países do Mercosul, em um esforço continuado para o aperfeiçoamento de suas ações e o desenvolvimento de políticas públicas para a cultura, com vistas a estimular a integração sul-americana pela aproximação entre culturas.

Não há ainda definição quanto às primeiras atividades que serão desenvolvidas, nem quanto ao estabelecimento de um fundo específico para o programa. Esses pontos deverão ser debatidos no próximo semestre, durante a presidência uruguaia do Mercosul.

Foi também aprovada na mesma reunião que o Fundo Mercosul Cultural tenha uma linha específica para museus, fonte orçamentária para as atividades do MercoMuseus.

A reunião em Brasília teve como pauta a apresentação dos resultados dos encontros das Comissões da Diversidade Cultural e do Patrimônio, parecer sobre o Fundo do bloco e propostas para um Plano Estratégico.

O Brasil está na presidência pro tempore do bloco até o fim de 2012 e, por isso, é o país responsável por organizar e coordenar as reuniões do Mercosul. Saiba mais sobe a reunião em matéria do Ministério da Cultura.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação MinC