A professora Valdirene do Carmo Ambiel, responsável pela pesquisa que levou à exumação dos imperadores d. Pedro I, d. Leopoldina e d. Amélia, concederá sua primeira palestra sobre no sábado, 2 de março. O evento será às 15h, com entrada franca, no Cine Teatro Museu Imperial/Ibram. É preciso retirar ingressos na bilheteria devido à limitação de 150 lugares.
Intitulada Estudos de Arqueologia Forense Aplicados aos Remanescentes Humanos dos Primeiros Imperadores do Brasil Depositados no Monumento à Independência, a palestra apresentará a dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Arqueologia da Universidade de São Paulo (USP) no dia 18 de fevereiro.
Valdirene Ambiel, que é historiadora e arqueóloga, conseguiu reunir em sua pesquisa uma equipe interdisciplinar da USP, que incluiu 12 cientistas de especialidades diferentes. Isso permitiu a exumação e um estudo minucioso dos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil, que passaram, por exemplo, por sessões de tomografias e ressonância magnética. O resultado foi a descoberta de fatos até então desconhecidos, além da confirmação e da refutação de hipóteses com as quais os historiadores vinham trabalhando.
A pesquisa envolveu ainda a leitura de uma documentação extensa, grande parte da qual pertencente ao acervo do Museu Imperial. Saiba mais.
Texto: Divulgação Museu Imperial