Museus Castro Maya com nova exposição e palestras sobre educação no RJ

publicado: 07/03/2013 15h15,
última modificação: 27/09/2013 17h47

Os Museus Catro Maya/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ),  iniciam o mês de março com uma nova exposição e palestras sobre educação.

Chácara do Ceu recebe fotomontagens de Heartfield

Hoje (7), o Museu da Chácara do Céu abre a exposição John Heartfield – Fotomontagens, uma parceria entre o Museu Lasar Segall/Ibram e o Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM).

São 50 fotomontagens produzidas pelo fotógrafo alemão John Heartfield (1891-1968) para a revista AIZ de Berlim, do acervo do Instituto Valenciano de Arte Moderna (IVAM). A partir da técnica de rotogravura e tipografia, Heartfield produziu 237 fotomontagens entre 1930 e 1938 para o periódico espanhol.

A exposição segue até o dia 13 de maio e pode ser vista diariamente, exceto às terças-feiras, das 12h às 17h, com entrada franca às quartas. Saiba mais.

Palestras no Museu do Açude focam a educação museal

Já nos jardins do Museu do Açude, o núcleo educativo da instituição programou palestras com os temas Arte contemporânea e paisagens – mediações educativas, por Janaína Melo, do Museu de Arte do Rio de Janeiro (MAR); e Visita ao museu começa na sala de aula, por Denise Grinspum, dos Museus Castro Maya/Ibram.

Os dois eventos acontecem dia 13 de março, das 9h30 às 12h, com inscrições gratuitas e vagas limitadas.

O Museu Chácara do Céu, em Santa Teresa, e o Museu do Açude, na Floresta da Tijuca, são o legado do empresário e colecionador Raymundo Ottoni de Castro Maya que, em 1962, criou uma fundação para preservar e dinamizar seu patrimônio artístico, doando suas coleções e suas duas residências, transformadas em museus. Visite a página dos Museus Castro Maya.