O Grupo de Estudos Políticas de Acervos do Museu Victor Meirelles, que tem como objetivo a troca de experiências sobre gestão em acervos museológicos, fará sua 16ª reunião no próximo dia 11 de abril, quinta-feira, às 16 horas. O encontro é aberto ao público e será realizado na Sala de Exposições Temporárias do Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC), localizado à Rua Victor Meirelles, 59, Centro, em Florianópolis (SC).
A partir de agora, sempre que possível as reuniões do grupo terão a participação de um técnico convidado que representará uma unidade museológica e terá como missão compartilhar os desafios na gestão das suas coleções. Na reunião do dia 11, a convidada é a museóloga Alejandra Saladino, do Museu da República (Ibram/MinC).
Alejandra Saladino é bacharel em Museologia, especialista em Conservação de Bens Culturais Móveis, mestre em Memória Social e doutora em Ciências Sociais, todos os títulos pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É também professora adjunta do Departamento de Estudos e Processos Museológicos da Escola de Museologia na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – Unirio e desenvolve pesquisas sobre os campos do patrimônio e dos museus, com ênfase na preservação e musealização do patrimônio arqueológico. Atualmente Alejandra é colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio da Unirio, professora colaboradora do Mestrado Profissional em Patrimônio Cultural, do IPHAN, e museóloga do Museu da República, Instituto Brasileiro de Museus/MinC.
Sobre o Grupo
O Grupo de Estudos sobre Política de Acervos do Museu Victor Meirelles foi criado em novembro de 2011 e desde então as reuniões acontecem uma vez a cada mês, tendo como objetivos levantar fontes de estudos sobre o tema e trocar conhecimentos e experiências quanto à aquisição, gestão e descarte de acervos em museus. Além disso, há ainda o interesse em compartilhar e disseminar as ações, avaliando a importância e os modos de se elaborar uma Política de Acervos para museus.
A proposta destas reuniões, abertas ao público, é justamente dividir com a comunidade interessada o quem vem sendo debatido e estudado no Museu Victor Meirelles. Algumas destas reuniões acontecem tendo um filme como base de discussão, como foi o caso do A Caverna dos Sonhos Esquecidos, do diretor Werner Herzog, exibido no ano passado, e que propiciou uma conversa ao final da sessão. Antes dele já havia sido exibido Horas de Verão, de 2008, do diretor francês Olivier Assayas.
Mais informações: (48) 3222.0692
Texto: Divulgação Museu Victor Meirelles (Ibram/MinC)