Museu da República lança jogo educativo voltado ao público infantil no RJ

publicado: 24/05/2013 10h09,
última modificação: 27/09/2013 17h10

O Museu da República (Ibram/MinC), localizado no Rio de Janeiro (RJ), lançou uma nova atividade educativa: o jogo O jardim é o tabuleiro. A atividade foi inicialmente desenvolvida para a 11ª Semana de Museus, mas, diante da boa repercussão, o museu passará a apresentar o jogo nas visitas monitoradas – realizadas pelas escolas e previamente agendadas no Setor Educativo.

O jogo, inspirado no jardim do museu, é voltado ao público infantil

Voltado para o público infantil, o jogo foi inspirado no jardim que integra o conjunto arquitetônico e paisagístico da instituição. Tem como objetivo chamar atenção para a questão socioambiental, tema que tem sido trabalhado no museu.

O jogo
A partir de uma adaptação do jogo de ludo, O jardim é o tabuleiro foi produzido seguindo uma sequência estratégica que recria para os jogadores o passeio no próprio jardim do Museu da República.

Ele parte de um mapa estilizado do jardim, apresentando seus principais atrativos: árvores, animais, coreto, gruta, chafariz e esculturas que mostram crianças com animais que representam os cinco continentes.

O jogo é composto de tabuleiro, cartas com orientações de movimentação, dado e peças em formato de animais. Individualmente, os jogadores lançam o dado e movem suas peças de acordo com o número de pontos obtidos. Parando em determinadas casas, o jogador lê a carta de orientação e avança ou recua na trilha reproduzida no tabuleiro. Ganha quem chegar ao final da trilha antes dos outros participantes.

Mais informações e agendamento de visitas ao Museu da República podem ser feitas pelo endereço eletrônico mr.educa@antigo.museus.gov.br ou pelos telefones (21) 3235.5003/5236.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Divulgação Museu da República