Mais Cultura nas Escolas: museus são tema de webconferência na quinta (27)

publicado: 24/06/2013 16h33,
última modificação: 27/09/2013 17h06

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) participa nesta quinta-feira (27), às 14h30, de webconferência sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas, que tem como foco esclarecer dúvidas sobre o eixo voltado  para as instituições museológicas.

Resultado de parceria entre os ministérios da Educação (MEC) e da Cultura (MinC), o programa tem como objetivo fomentar ações que promovam o diálogo entre as escolas públicas e experiências culturais e artísticas desenvolvidas em comunidades locais.

O Mais Cultura nas Escolas selecionará cinco mil projetos em 2013, que receberão entre R$ 20 mil e R$ 22 mil, calculados conforme o número de alunos matriculados na escola. O recurso deverá ser investido na  contratação de serviços culturais relacionados às atividades artísticas e pedagógicas.

Dentre os nove eixos temáticos apresentados, destaca-se o de Educação Museal, no qual serão consideradas atividades de identificação, pesquisa, seleção, coleta, preservação, registro, exposição e divulgação de objetos, expressões culturais materiais e imateriais e de valorização do meio-ambiente e dos saberes da comunidade, bem como a utilização de ferramentas educacionais para a interpretação e difusão do patrimônio cultural.

Também poderão concorrer práticas museais que possibilitam à comunidade escolar e territórios educativos experimentarem situações de ensino/aprendizagem relacionadas à fruição da memória e a construção da cidadania cultural. E, ainda, museus escolares que trabalham como espaços dialógicos interdisciplinares articulados com seu entorno.

Outros públicos
No dia 8 de julho, às 11h, a webconferência será voltada para as secretarias de cultura estaduais e municipais e no dia 11 de julho, às 14h30,  para educadores, artistas, gestores de espaços culturais, Pontos de Memória, Pontos de Cultura e demais iniciativas da sociedade civil. Saiba mais.

Para assistir a webconferência, basta acessar o banner do Programa no Portal do MinC. Para mais informações acesse o manual completo ou a página do programa.

Texto: Ascom/Ibram