Conservação de muriquis é tema de encontro no Museu de Biologia Mello Leitão

publicado: 12/08/2013 16h44,
última modificação: 27/09/2013 16h54
Espécie em extinção, o muriqui-do-norte é tema de seminário e oficina no ES

O Museu de Biologia Professor Mello Leitão (MBML/Ibram), localizado em Santa Teresa (ES), sedia entre os dias 13 e 16 deste mês,  Seminário e Oficina de Planejamento do Plano de Ação Estadual para Conservação dos Muriquis no Espírito Santo.

Aberto ao público, o seminário acontece no dia 13, a partir das 16h, e vai abordar a importância dos planos para a conservação de espécies ameaçadas. Até o dia 16, a programação prossegue com oficina voltada ao Plano de Ação Estadual com foco na conservação dos muriquis no estado, que deve reunir profissionais e representantes institucionais para contribuirem na elaboração do documento, difusão e implementação de suas ações.

O muriqui-do-norte (Brachyteles hypoxanthus) é o maior macaco americano e uma espécie criticamente em perigo de extinção. Atualmente, só é encontrado em poucas localidades nos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. A ideia é utilizar os dados levantados pelo Projeto Muriqui – ES, iniciado em 2002, como base para a realização da oficina de planejamento participativo.

O museu
Fundado em 1949 pelo naturalista capixaba Augusto Ruschi, o museu faz pesquisas biológicas, coleta material zoológico e botânico, desenvolve educação ambiental e atua na preservação da memória de seu criador. Reúne em seu acervo científico de mais de 65 mil itens que atraem pesquisadores de todo o mundo.

Conta com biblioteca especializada e publica um boletim semestral, destinado à divulgação de pesquisas nos diversos ramos da biologia. O museu fica à Avenida José Ruschi, 4 – Centro de Santa Teresa. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (27) 3259.1182 ou pelo endereço eletrônico mbml@antigo.museus.gov.br.

Texto: Divulgação MBML
Edição: Ascom Ibram