Museus promovem atividades para as crianças durante todo o mês de outubro

publicado: 10/10/2013 16h05,
última modificação: 17/10/2013 12h52

Jardins do Museu da República Foto: museusdorio
Jardins do Museu da República

No próximo sábado (12), o Brasil comemora uma data bastante lembrada por um público peculiar dos museus: o Dia das Crianças. A visita ao museu pode ser uma ideia interessante para as famílias que procuram uma alternativa de comemoração.

Despertar o interesse dos pequeninos tanto para a história quanto para a cultura e toda a magia que o universo da memória nos oferece é a proposta para essa data. Nos museus do Ibram/MinC estão previstas apresentações de filmes, círculos de leitura, passeios, oficinas, gincanas, peças teatrais, dentre outros.

Fizemos um resumo com algumas das opções de programação preparadas em diversas instituições. Para encontrar mais informações sobre museus em seu estado, como telefones, endereços e horários de funcionamento, consulte o Cadastro Nacional de Museus (CNM)

Espírito Santo

O Museu Solar Monjardim/Ibram, em Vitória, realiza no sábado, dia 26 de outubro, a partir das 14h, o Circo da Alegria. Será um dia de lazer voltado para as crianças dos bairros do entorno do museu e para os filhos dos funcionários, com apresentações circenses e musicais, área para desenho e pintura, bazar de roupas e brinquedos e outras atividades.

Rio de Janeiro

O Museu da República/Ibram promove  Gincana Cultural e o jogo O jardim é o tabuleiro, além de realizar, em parceria com escolas municipais, o plantio de mudas de Pau-brasil. As atividades acontecem nesta sexta-feira (11) em quatro horários: 10h, 11h, 14h e 15h. Entrada gratuita.

O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) tem uma programação especial, gratuita, a 4ª edição do projeto Lugar de Criança é no MAST. Cinema, confecção de cometas, oficina de construção de avião de papel e a observação do Sol com telescópios e filtros.

O Museu Casa da Hera incentivando uma visão crítica sobre preservação e sustentabilidade, promove no domingo (13), das 14 às 16h, o Ecoclube Manoel da Silva Rebello, destinado aos estudantes do ensino fundamental. Brincadeiras de antigamente, também relacionada ao tema, acontece na quarta-feira (16), das 14h às 16h, será um convite para deixar a TV e os games de lado e se envolver com as brincadeiras que divertiam pais e avós. A entrada e a participação nas atividades são gratuitas.

No Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio/Ibram será realizada Contação de Histórias, com Flávio Peixoto, nesta sexta-feira (11), às 14h.

São Paulo

O Museu Lasar Segall vai receber o festival internacional de desenho The Big Draw, com o tema Desenhar o amanhã, e também a performance de Paola Ribeiro no Projeto Jukebox – escolha sua música. Domingo (13), a partir das 15h, com entrada gratuita.

Crianças aproveitando o
Crianças aproveitando o “futesopro”, no Museu de Itu

A brinquedoteca do Museu da Energia de Itu, com opções de brinquedos produzidos a partir de recicláveis, ficará aberta no sábado(12) de 10h às 16h.

Sergipe

No Tempo de criança, realizado de 8 a 11 de outubro, no Museu da Gente Sergipana, a programação prevê passeios e contação de histórias. O objetivo é incentivar a leitura e trabalhar a imaginação e a criatividade das crianças, resgatando a arte milenar de contar histórias.

paineis_crianca
Mostra no Museu Casa Histórica de Alcântara aborda opressão e violência no ambiente escolar

Maranhão

O Museu Casa Histórica de Alcântara (MCHA) e o Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente de Alcântara (CTCA) promovem a 4ª edição do evento Criança: uma vida, uma inocência, um futuro, que reúne mostra, exibição de filmes, rodas de conversa, sala de leitura, concurso de redação e de tirinhas.

O evento é voltado para a sensibilização da população local, em especial crianças e adolescentes, para questões sociais da infância e juventude. A temática deste ano, escolhida por meio de votação popular no ano passado, é Bullying. A mostra destaca também as formas de opressão e violência no ambiente escolar ao longo da História, como o uso da palmatória. A programação se iniciou nesta quarta (09) e vai até dia 31 de outubro.

Minas Gerais

Fruto de uma parceria entre Museu Regional de Caeté/Ibram e Casa de Cultura da Prefeitura Municipal será exibida no cineteatro da cidade a animação Rio, do diretor brasileiro Carlos Saldanha, de quinta (10) a sexta (18), às 9h. Entrada gratuita.

O Museu do Diamante vai realizar, em parceria com a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), a 11ª edição do Café Literário, com lançamento de livro infantil. Será no dia 19 de outubro, às 15h.

Museu Regional Casa dos Ottoni

O espaço de leitura do Museu Regional Casa dos Ottoni estará aberto neste final de semana.