Exposição sobre CLT abre dia 15 no Museu da República no RJ

publicado: 11/11/2013 11h42,
última modificação: 11/11/2013 16h32

Em 2013, completam-se 70 anos da promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), marco na luta dos trabalhadores pela conquista e reconhecimento de direitos trabalhistas e sociais no Brasil. Para celebrar a data, o Museu da República/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ), abre na sexta-feira (15), data também de seu aniversário de criação, a mostra Trabalho, Luta e Cidadania: 70 anos da CLT.

O trabalho das mulheres também é tema da exposição

Espalhada por três salas expositivas, a exposição aborda a questão do trabalho desde meados do século XIX até os dias de hoje, descrevendo as conquistas e dificuldades dos trabalhadores e debatendo questões a partir de objetos e documentos que pertenceram a ex-presidentes e trabalhadores e integram o acervo da instituição – alguns deles nunca expostos.

Entre os itens inéditos apresentados, que fica em cartaz até 18 de maio de 2014, estão a primeira Carteira de Trabalho emitida no Brasil, cujo titular era o presidente Getúlio Vargas; o primeiro exemplar impresso da CLT e o capacete e óculos que foram presenteados ao ex-presidente Lula em visita oficial a um poço petrolífero na bacia de Campos, em 2007.

A exposição mostra o início das lutas dos trabalhadores, as reivindicações acerca do trabalho feminino e infantil e as primeiras leis conquistadas no contexto da Revolução de 1930. Questões atuais também são colocadas, como a exploração da mão de obra infantil e o trabalho escravo, os trabalhadores domésticos e suas recentes conquistas, o novo papel da mulher nas relações produtivas, as consequências da desregulamentação trabalhista, os trabalhadores informais, as mudanças na CLT e o efeito da Internet e da globalização no mundo formal do trabalho.

Texto e foto: divulgação Museu da República