Quadro de Pedro Américo é restaurado pelo MNBA/Ibram

publicado: 27/04/2011 10h43,
última modificação: 28/04/2011 11h20

O Museu Casa de Pedro Américo será reinaugurado no dia 29 de abril, em Areia (PB), dia do aniversário do pintor. Para prestigiar o evento, o Museu Nacional de Belas Artes, do Ibram/MinC, vai entregar ao museu paraibano a tela Cristo Morto, pintada por Pedro Américo. A tela, pertencente ao acervo da Casa, foi restaurada por especialistas do MNBA no Rio de Janeiro. A entrega será feita pela diretora do MNBA, Monica Xexéo.

Pedro Américo é uma das estrelas da Galeria de Arte Brasileira do Século XIX, reaberta em fevereiro no Museu Nacional de Belas Artes, e que abriga ícones da arte brasileira como Batalha do Avai e Carioca, produzidas por ele.  Há anos, o museu carioca desenvolve parceria com o Museu Casa de Pedro Américo, envolvendo a troca de conhecimento e serviços.

As comemorações do aniversário do pintor, dentro da programação As cores de abril 2011, incluem palestra de Monica Xexéo e do museólogo Pedro Xexéo,  além de oficinas desenvolvidas pelos técnicos do MNBA Nancy de Castro Nunes e Gilson Gemente.