Museu da Inconfidência abre exposição de artista mineiro autodidata

publicado: 20/03/2014 11h06,
última modificação: 20/03/2014 11h16

Exposição de Luchesi fica em cartaz até 27 de abril
Exposição de Lucchesi fica em cartaz até 27 de abril

A exposição Fernando Lucchesi: imagens e objetos, com criações do artista mineiro, será aberta amanhã (21), às 20h30, na Sala Manoel da Costa Athaíde (Anexo I) do Museu da Inconfidência/Ibram, em Ouro Preto (MG). A entrada é franca.

O público poderá contemplar, até 27 de abril, um pouco do trabalho do artista autodidata que centra suas pesquisas nas texturas e formas arquitetônicas coloniais.

O movimento Barroco, as artes e tradições populares são forte influência, presentes na arte composta, em sua maioria, por formas geométricas sobrepostas. As experiências cotidianas em Belo Horizonte, Ouro Preto, Nova Lima e viagens pelo Brasil e exterior também se refletem no colorido de sua pintura.

O artista
Fernando Lucchesi nasceu em Belo Horizonte em 1955. Residiu em Ouro Preto, onde teve atelier, e atualmente mora em Nova Lima. Artista autodidata, Lucchesi tem participado, desde a década de 70, de diversas exposições coletivas e individuais em MG e outras cidades brasileiras.

Foi premiado no salão do Conselho do Estado da Cultura BH/MG (1980-83), e possui obras no acervo da Fundação Clóvis Salgado (MG), MAM-RJ, Minas das Artes e Gabinete de Arte da Câmara dos Deputados (Brasília, DF).

Sobre sua obra, foi publicado, em 1999, o livro-depoimento Fernando Lucchesi, dentro da coleção Circuito Atelier, e o livro Fernando Lucchesi (2000), organizado por Aracy Amaral, ambos pela editora C/Arte. Saiba mais.

Texto e imagem: Divulgação Museu da Inconfidência
Edição: Ascom/Ibram