O Comitê para Educação e Ação Cultural (Ceca) do Conselho Internacional de Museus (Icom) anunciou na última semana o resultado da primeira edição 2014 do Prêmio Melhor Prática (Best Practice Award, em inglês), que reconhece ações consideradas de referência para museus de todo mundo.
A lista divulgada traz uma boa notícia para o setor museal brasileiro: o Museu Lasar Segall/Ibram, situado em São Paulo (SP), foi uma das instituições premiadas.
O comitê avaliou o projeto Bebês no museu, concebido pela equipe da Área Educativa do Lasar Segall, e apresentado pela educadora Paula Selli, como um dos cinco melhores do mundo.
Desenvolvido desde 2012, o projeto tem como foco a relação entre o público infantil e o espaço do museu, estabelecendo um diálogo entre as perspectivas familiar, educacional e social. Poucos museus brasileiros contam com programas educativos voltados ao público infantil nos primeiros anos de vida.
Originalidade
A escolha do júri do Icom levou em conta critérios como originalidade do projeto e sua sintonia com os objetivos definidos pelo Comitê para Educação e Ação Cultural. Além do projeto Bebês no museu, foram premiadas ações educativas da Alemanha, Holanda, França e Itália. Confira todos os premiados.
“O projeto é super original, mães e pais com bebês a tiracolo. Tem chamado a atenção e inclusive já está sendo adotado em outras instituições”, comemora o diretor do Museu Lasar Segall, Jorge Schwartz.
A premiação garante a publicação do projeto e a participação no próximo encontro do Ceca/Icom, que acontece em Alexandria (Egito), de 9 a 14 de outubro deste ano.
Atualmente, o Museu Lasar Segall está fechado para obras de modernização. Contudo, sua programação de atividades tem sido desenvolvida em parceria com outras instituições culturais na capital paulista. Saiba mais.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Ação Educativa do Museu Lasar Segall/Divulgação