A Pesquisa Anual de Museus (PAM) foi uma iniciativa pioneira do Cadastro Nacional de Museus (CNM), e teve a primeira aplicação em 2014. Contamos com a significativa participação de quase mil museus.
A PAM contribuiu para a atualização de informações na base de dados do CNM, possibilitou o monitoramento das políticas públicas de cultura como o Plano Nacional Setorial de Museus (PNSM) e o Plano Nacional de Cultura (PNC), bem como oportunizou o estabelecimento de indicadores.
Inicialmente pensada com periodicidade anual, teve sua segunda aplicação em 2015, com um esforço da equipe de repensar o instrumento de coleta na tentativa de consolidar a iniciativa, que não gerou o resultado almejado.
No intuito de aprimorar os mecanismos de coleta de informações e facilitar a participação dos museus, suspendemos sua aplicação enquanto trabalhamos no desenvolvimento de novas metodologias, mais adequadas ao cenário e tendências atuais. Pretendemos em breve lançar uma pesquisa que atenda a esse novo direcionamento.
Aqui você poderá acessar os procedimentos que foram adotados para a Pesquisa Anual de Museus 2014, conhecer os tipos de dados que foram coletados, as medidas de proteção e os parâmetros de utilização, além de outras informações.
Conheça também os resultados obtidos na PAM 2014, que são um marco histórico para geração de estudos sobre o campo museal brasileiro.