Semana de Museus 2014 dobrou o público nos museus participantes

publicado: 03/02/2015 13h29,
última modificação: 03/02/2015 13h32

Realizada entre os dias 12 e 18 de maio de 2014, a 12ª edição da Semana de Museus teve um aumento de público de 103% – ponto alto dos resultados de pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Atividade no Museu Casa da Hera/Ibram, em Vassouras (RJ), durante a 12ª Semana de Museus

De acordo com o estudo realizado pela coordenação de Estudos Socioeconômicos do Ibram, elaborado a partir de amostragem de 584 das 1.337 instituições participantes, a Semana de Museus 2014, que teve como tema Museus: coleções criam conexões, também foi responsável por um aumento de 24,2% na visitação com relação ao mês anterior à ação.

A contratação de profissionais para a realização de atividades também foi expressiva: a pesquisa revela que 1.149 profissionais foram contratados pelas instituições participantes no período, entre monitores, palestrantes, músicos, educadores e outros.

Cerca de R$ 500 mil foram investidos em gastos específicos para a 12ª Semana de Museus, como locação de espaços e equipamentos, transporte, alimentação e montagem de exposição.

Aumento de receita
Por outro lado, os resultados da pesquisa também apontam um ganho considerável de receita durante a temporada de eventos. Além dos aportes públicos das três esferas de governo, patrocínio e doações, os museus arrecadaram cerca de R$ 450 mil no período, em ingressos, lojas, serviços, restaurantes etc.

Também foi observado um expressivo aumento de parcerias sem custo realizadas entre museus e agentes que lidam direta ou indiretamente com cultura. As prefeituras municipais foram as principais parceiras dos museus: cerca de 30% deles firmaram esse tipo de acordo.

Cartaz da Semana de Museus 2015: sustentabilidade em pauta

Outra parceria bastante significativa ocorreu entre os museus e agentes culturais que, em troca da experiência promovida pela ação, trabalham voluntariamente auxiliando os museus na realização de sua programação. Em 2014, a Semana de Museus mobilizou cerca de três mil voluntários.

O aumento de visibilidade e o fortalecimento da imagem dos museus durante esse período também favoreceram mais uma vez a realização de obras, tais como construção de novos espaços, reformas, ampliações, melhorias na sinalização e adaptações na área de acessibilidade.

Em 2014, segundo a pesquisa, foram investidos R$ 94 mil em gastos estruturais apenas em função da 12ª Semana Nacional de Museus. Confira a pesquisa na íntegra.

Inscrições abertas
As inscrições para a 13ª edição da Semana de Museus, que acontecerá entre os dias 18 e 24 de maio com o tema Museus para uma sociedade sustentável, seguem abertas até o dia 22 de fevereiro na página de eventos do Ibram.

Exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, seminários, mesas-redondas, visitas guiadas e exibições de filmes são exemplos de atividades que podem ser inscritas. Saiba mais.

Texto: Ascom/Ibram
Foto: Museu Casa da Hera/divulgação