Museu Imperial comemora 75 anos no domingo (29)

publicado: 27/03/2015 11h22,
última modificação: 30/03/2015 11h09

FACCHINETTI, Nicolao Antonio (1824-1900). Vista do Palácio Imperial de Petrópolis. 1869. Óleo sobre tela, 69,9 x 92 cm (coleção Geyer – Museu imperial/Ibram/MinC)
FACCHINETTI, Nicolao Antonio (1824-1900). Vista do Palácio Imperial de Petrópolis. 1869. Óleo sobre tela, 69,9 x 92 cm (Coleção Geyer – Museu Imperial/Ibram/MinC)

No próximo domingo, 29 de março, o Museu Imperial irá celebrar os 75 anos de sua criação com uma intensa programação cultural, que inclui a apresentação de novas peças do acervo do museu, a inauguração da Galeria Petrópolis e dos lançamentos da publicação Almanaque de Petrópolis: Memórias da educação em Petrópolis e do novo portal eletrônico da instituição.

Na ocasião, o público poderá ver pela primeira vez os dois objetos adquiridos pela Sociedade de Amigos do Museu e doados ao Museu Imperial no final de 2014: o kit higiênico que pertenceu a D. Pedro II e, mais tarde, a seu neto, o príncipe d. Augusto Leopoldo de Saxe-Coburgo, segundo filho da princesa d. Leopoldina; e um óleo sobre tela, retrato equestre do príncipe Regente d. João.

Outro destaque da comemoração será a inauguração da Galeria Petrópolis, onde estarão expostas obras que evidenciam a beleza da cidade imperial. Neste espaço poderão ser apreciadas obras de Augusto Duarte, Friedrich Hagedorn, Nicolau Facchinetti e Franz Keller, todos provenientes da Coleção Geyer.

Com tiragem de 3 mil exemplares, o 4º número do Almanaque de Petrópolis: Memórias da educação em Petrópolis tem como principal objetivo apresentar aos alunos e professores os usos do Palácio Imperial, que foi sede de instituições educacionais após a partida do imperador d. Pedro II e sua família para o exílio na Europa.

Para o presidente do Ibram, Carlos Roberto Ferreira Brandão, os 75 anos do Museu Imperial representam uma data importante para todos os brasileiros. “O museu repercute nossa cultura e história, não só para o povo brasileiro, mas também no plano internacional”, declarou.

Haverá ainda uma apresentação do Coro Dó Ré Mi, do Projeto Canta Petrópolis, no Saguão do Palácio e, o lançamento do novo portal do Museu, no Pátio Lacombe. As atividades acontecerão a partir das 10 horas e a entrada será gratuita a todos os visitantes.

Texto: Ivy Fermon C. da Costa (Ascom/Ibram)

Fonte: Patrícia França e Tarsila Rangel (Assessoria de Imprensa do Museu Imperial)