Petr Polakovic, representante do Ponto de Memória de Ralsko (http://www.emigrationmuseum.cz/), ao norte de Praga, na República Tcheca, visitou o Ibram na última sexta-feira (8). Ele foi recebido pela coordenadora de Museologia Social e Educação do Instituto, Cinthia Maria Rodrigues de Oliveira, que mencionou a importância da interlocução dos Pontos de Memória no exterior com aqueles aqui no Brasil.
“Queremos aproveitar a visita do Petr para fazermos articulações entre o Ponto de Memória da República Tcheca com o Ponto de Memória do Taquaril e os museus do Diamante e Regional Casa dos Ottoni”. A região de Minas Gerais é parte da pesquisa do checo, que faz doutorado na Universidade de Praga e está no Brasil finalizando sua pesquisa na USP, com o tema imigração checa no Brasil. O principal tema da pesquisa é a família de Juscelino Kubitscheck, uma das primeiras famílias checas a chegar ao Brasil.
Petr enfatizou a importância do incentivo do prêmio Pontos de Memória. O recurso foi utilizado para as novas instalações na exposição JK, sinalizações e placas do museu. “Nós procuramos recursos através de organizações na União Europeia sem sucesso. Graças ao Prêmio, aumentamos nossa programação e melhoramos a sinalização do local.”
Ele já confirmou presença no Museu Nacional de Imigração e Colonização em Joinville, SC, onde dará palestra sobre sustentabilidade dia 14 de maio já em comemoração à Semana de Museus.