Biblioteca Rocambole comemora o Dia da Consciência Negra e muito mais

publicado: 10/11/2015 14h07,
última modificação: 10/11/2015 14h07

Atividade de leitura na Biblioteca Rocambole do Museu Imperial

No mês de novembro a Biblioteca Rocambole irá comemorar o Dia Nacional da Cultura, Semana da Música, Dia do Inventor e Dia da Consciência Negra, para isso, a Bibloteca Rocambole (Museu Imperial/Ibram/MinC) preparou uma programação especial, com exibição de vídeos, oficinas criativas e exploração do acervo. Todas as atividades são gratuitas e destinadas a grupos escolares previamente agendados junto ao setor de Educação do Museu Imperial.

Nos dias 10 e 11 de novembro, em homenagem ao Dia do Inventor, será exibido o filme “Operação Big Hero”, uma animação infantil que conta a história de um garoto prodígio que cria um poderoso robô para participar de lutas clandestinas para tentar ganhar dinheiro. Porém, seu irmão deseja atraí-lo para algo mais útil e resolve levá-lo até o laboratório onde trabalha, que está repleto de invenções. Para conseguir ser matriculado no local, o menino precisa fazer a apresentação de uma grande invenção, entretanto, as coisas não saem como ele imaginava e, deprimido, encontra auxílio inesperado através do robô inflável Baymax, criado pelo irmão.

No dia 12, haverá Hora do Conto seguida de Oficina criativa. A leitura será do livro “Malvina”, que apresenta uma menina cheia de imaginação. Malvina tem muitas ideias, até o dia que decide inventar uma fabulosa máquina de despreocupação pra gente grande não ocupar demais a cabeça com tantos problemas, assuntos e complicações. É aí que algo estranho acontece! Onde foram parar suas ideias?

Nos dias 17 e 18 de novembro, após a leitura de “Obax”, haverá exploração do acervo da Rocambole. O livro conta que quando o sol acorda no céu das savanas, uma luz fina se espalha sobre a vegetação escura e rasteira. O dia aquece, enquanto os homens lavram a terra e as mulheres cuidam dos afazeres domésticos e das crianças. Ao anoitecer, tudo volta a se encher de vazio, e o silêncio negro se transforma num ótimo companheiro para compartilhar boas histórias. Esta data aproveita para comemorar o Dia da Consciência Negra.

“Meus contos africanos” também será lido em comemoração ao Dia da Consciência Negra, no dia 19 de novembro, seguido de Oficina Criativa. A história fala sobre o caleidoscópio de um livro que retrata a África em sua miríade de facetas e cores: o brilho ofuscante do quente sol africano, o tom azul das montanhas no horizonte, o repouso misericordioso oferecido pela água e pela mata, os estratagemas e a malícia das criaturas, tanto animais como humanas, que povoam esse vasto continente selvagem, e sua generosidade humana, seus grandes corações e seu riso sempre presente. Aqui são encontrados contos tão antigos quanto a África, contados ao redor de fogueiras no final do dia desde tempos imemoráveis, contos herdados dos povos san e khoi, originalmente caçadores e criadores de animais pioneiros, deixados à imaginação daqueles que vieram do mar em grandes embarcações de velas ondeantes.

Nos dia 24 e 25, haverá Hora do conto e sensibilização musical, com piano ao vivo, para comemorar a Semana da Música. Para entrar no clima, a leitura será do livro “Beethoven”, da coleção Crianças Famosas, que conta episódios da infância dos maiores músicos, pintores e escritores da História, mostrando sua genialidade precocemente revelada e apresentando-os ao público infantil. Nascido em 1770, Beethoven se apaixonou por música quando ainda era criança e teve influências de seu pai, um tenor que também dava aulas de piano e violino. Não é à toa que Beethoven era considerado um prodígio no quesito musical – a primeira vez que ele se apresentou em um concerto foi quando tinha apenas sete anos.

Para encerrar a programação do mês de novembro, no dia 26, haverá Hora do conto e oficina criativa. O livro escolhido foi “Imagine uma menina com cabelos de Brasil…”. A história apresenta Aparecida, uma garotinha com baixa autoestima, descontente com seus cabelos e que se sente deslocada na escola. As coisas só começam a mudar quando ela se une as suas duas únicas amigas para enfrentar as provocações das outras meninas. Com muita determinação e personalidade, Aparecida quer conquistar o seu lugar no mundo.

A Biblioteca Rocambole funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 12h, para leitura espontânea, consultas e empréstimos. Na parte da tarde, o espaço abre as portas para as atividades escolares agendadas através do telefone (24) 2233-0345, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 12h30 às 17h30.

O acervo é composto por cerca de 600 títulos, entre livros, revistas, gibis, dicionários, atlas, DVDs e jogos.  Sua programação mensal de atividades e outras informações relativas ao seu funcionamento e obras podem ser acessadas no Blog da Biblioteca: http://bibliotecarocambole.blogspot.com.

Biblioteca Rocambole
Funcionamento: terça a sexta-feira, das 9h às 12h (consultas e empréstimos) e das 14h às 17h (atividades com grupos escolares agendados)
Local: Museu Imperial
Informações: (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312