‘Múltiplos’ reúne obras de coleções públicas e particulares no Museu Victor Meirelles

publicado: 17/12/2015 08h55,
última modificação: 18/12/2015 13h30

cadeau_webO Museu Victor Meirelles/Ibram inaugurou a exposição Múltiplos, na noite de ontem (16), em Florianópolis (SC). Além da abertura da exposição o museu promoveu ainda uma conversa com a editora do caderno Plural do jornal Notícias do Dia e co-curadora da exposição, Dariene Pasternak, a artista e curadora da exposição, Letícia Cardoso, a galerista Myrine Vlavianos e a pesquisadora, professora e colecionadora Regina Melim.

A exposição apresenta os desdobramentos do conceito de “múltiplos” nas artes visuais. Múltiplos são trabalhos artísticos produzidos com uma tiragem limitada. Aqui, a ideia do “original” é substituída pela de “série” e de “reprodução”. Com isso, amplia-se a possibilidade de aquisição e da formação de coleções. A exposição, que também busca fomentar a prática do coleccionismo, mostra 45 artistas de diversas partes do mundo que estarão em cartaz junto aos cinco múltiplos produzidos especialmente para as páginas do jornal Notícias do Dia.

A exposição possui dois módulos. O primeiro, intitulado Ao correr da máquina – inspirado em texto de Clarice Lispector sobre o hábito de escrever para jornais -, é uma parceria entre o Museu Victor Meirelles, o jornal Notícias do Dia e o Clube do Múltiplo da Associação de Amigos do Museu Victor Meirelles. Sempre às terças-feiras, nos dias 22, 29 de dezembro de 2015 e 5 de janeiro de 2016, serão publicados trabalhos especialmente realizados para as páginas impressas do jornal. Os artistas convidados são Letícia Cardoso e Alexandre Sequeira (dia 22 de dezembro), Fran Favero e Raquel Stolf (dia 29 de dezembro) e Franzoi (dia 5 de janeiro).

O segundo módulo, intitulado Múltiplos em coleção, apresenta trabalhos artísticos provindos de coleções públicas, como a do próprio Museu Victor Meirelles, que exibirá obras de Carlos Scliar, Leonilson e Waltércio Caldas, e de coleções particulares de Célia Faria, Lucila Vilela, Myrine Vlavianos, Regina Melim e Ylmar Corrêa Neto que incluem obras de Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, Cildo Meireles e Yoko Ono, entre outros.

A mostra fica em cartaz até o dia 20 de fevereiro de 2016. As visitas podem ser feitas de terça a sexta-feira, das 10 às 18h e aos sábados, das 10 às 14h. A entrada é franca. Visitações mediadas podem ser agendadas pelo e-mail mvm.educativo@antigo.museus.gov.br ou pelo telefone (48) 3222-0692.

Imagem: Man Ray: Cadeau, 1921 (edição de 1974) Ferro, 16,5 x 10 x 8 cm. Coleção Particular.