Com o objetivo de contribuir para que os museus ibero-americanos conheçam melhor seus visitantes, e, consequentemente, reunir dados para que realizem projetos e ações mais direcionadas e eficazes, o Programa Ibermuseus, por meio do Observatório Ibero-Americano de Museus (OIM), lançou, na última quarta-feira (6), o Sistema de coleta de dados de público de museus.
Trata-se de um questionário predefinido e um manual que reúne as orientações básicas para realizar um estudo de público, a pesquisa e obtenção de dados, que está disponível neste link.
Além de oferecer aos museus a possibilidade de conhecer seu próprio, o sistema contribui para o planejamento e a gestão dos museus, já que conhecer o perfil de seus visitantes é considerado um fator essencial para a tomada de decisões, tanto administrativas quanto de serviços ou ofertas culturais.
Com esta ferramenta, o Programa Ibermuseus também pretende estabelecer critérios que possibilitem um estudo comparado entre países, com informações sobre as diferenças e semelhanças desses usuários e obter resultados globais por grupos de museus, países e áreas geográficas mais amplas, considerando, ainda, a alta procura por turistas estrangeiros a essas instituições.