Ibram abre licitação para restauração integral do Museu Regional de Caeté

publicado: 13/09/2016 18h44,
última modificação: 13/09/2016 18h47

C_caete_fachada_diurna_7
Intervenção física será realizada preservando as características estruturais, formais e estéticas do museu, situado em antigo sobrado de fins do século XVIII tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) abriu nesta segunda-feira (12) licitação destinada à contratação de empresa especializada para execução de obras que objetivam a restauração integral do Museu Regional de Caeté, em Minas Gerais. A contratação será realizada sob regime de empreitada por preço global.

A intervenção física será realizada preservando as características estruturais, formais e estéticas do museu, situado em antigo sobrado de fins do século XVIII tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1950.

O projeto inclui reforço das fundações e restauração da estrutura em madeira do prédio, cobertura, alvenaria e revestimentos, pisos, forros, esquadrias e ferragens. Está prevista ainda a adequação de todas as instalações (elétricas, luminotécnicas, segurança, telecomunicações, sonorização, proteção contra descargas atmosféricas, prevenção e combate a incêndio e pânico, hidrossanitárias e drenagem) às normas técnicas e regulamentos em vigor.

Em atendimento à legislação que dispõe sobre acessibilidade de pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida, será implementada também uma rota acessível para o público desde a calçada externa, chegando a todos os cômodos e níveis da edificação. Para isso será realizada a implantação de rampa, elevador, sanitários acessíveis e inserção de novo vão com porta compatível com acesso universal, na recepção do edifício.

Na área externa do museu, será executada abertura da edícula aos jardins do terreno, permitindo leitura da totalidade do lote, e no anexo administrativo, acréscimo de reserva técnica e banheiros adaptados aos funcionários.

Entrega de propostas – Empresas interessadas em participar da licitação devem entregar suas propostas até as 10h do próximo dia 13 de outubro no Escritório de Representação Regional do Ibram em Minas Gerais, situado na Rua São Paulo, nº 638 – Centro, em Belo Horizonte (MG). As proponentes devem apresentar comprovação de habilitação técnica, regularidade fiscal e qualificação econômico-financeira.

O prazo previsto para a execução dos serviços será de 12 meses e o custo total estimado é de R$ 2.741.254,26 (dois milhões, setecentos e quarenta e um mil duzentos e cinquenta e quatro reais e vinte e seis centavos).

Confira o Aviso de Licitação, Edital e Projeto de Restauração do Museu Regional de Caeté.