Nos dias 16 e 17 de novembro, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) promove o segundo módulo da oficina Cultura digital, museus, acervo em rede.
O módulo trata sobre o tema Redes e mídias sociais: os museus na web, onde serão apresentadas diferentes formas que os museus pelo mundo estão usando redes sociais, e como isso tem produzido novas formas de relacionamento com seu público, de disponibilização e circulação do acervo.
A oficina é resultado da parceria do Ibram com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e visa analisar o cenário atual da cultura digital com foco nos fenômenos de rede e, em diálogo com a área de museus, promover a reflexão sobre as oportunidades de produção de acervos digitais e suas formas de articulação em rede.
Inteligência coletiva nas redes
No primeiro módulo, Inteligência coletiva e inteligência de redes: novos cenários da cultura digital, realizado nos dias 8 e 9, foram apresentados alguns conceitos de cultura digital, a partir de sua relação com os modos de sociabilidade em rede e os fenômenos de participação social que levam ao desenvolvimento de novas formas de inteligência coletiva.
Dalton Martins, mediador da oficina e professor da UFG, também apresentou um histórico da Internet, do seu surgimento até os dias atuais, mostrando como surgiram diferentes serviços e formas de apropriação social, apresentando casos de manifestação da inteligência coletiva com foco no universo da cultura. Confira os slides apresentados pelos ministrantes (parte 1 e parte 2).
A oficina será realizada no auditório do Ibram em Brasília (Setor Bancário Norte, Quadra 2 Bloco N – Edifício CNC III – Sobreloja).
As inscrições para o módulo já foram encerradas. Interessados em participar na modalidade Ouvinte podem comparecer, não havendo emissão de certificado.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico cgsim@antigo.museus.gov.br ou pelo telefone (61) 3521.4307.
Texto e foto: Ascom/Ibram
Matéria relacionada
Cultura digital, museus, acervo em rede é tema de oficina do Ibram