Diálogos em Pauta

publicado: 29/11/2016 10h38,
última modificação: 29/11/2016 14h23

Este espaço é dedicado a apresentar artigos e textos de profissionais do Ibram, acadêmicos e profissionais de museus. Neste primeiro momento, os textos versarão sobre a Recomendação da Unesco sobre Proteção e Promoção de Museus e Coleções.

O documento, aprovado em 2015, ainda que não vinculante, é um pilar das políticas públicas de museus para as próximas décadas. Seu foco principal é o reforço das práticas existentes para manter a integridade das coleções, e o fornecimento de orientação para as funções de museus, adaptando os seus objetivos para resolver os urgentes desafios contemporâneos.

Queremos que todos participem, através dos comentários, com críticas e sugestões sobre o assunto. Quanto mais ‘cabeças pensando’, mais os museus se fortalecerão e desenvolverão. Essas discussões irão tomar forma em junho de 2017, quando da realização do 7º Fórum Nacional de Museus.

Recomendação nas línguas oficiais da Unesco
Recomendação em tradução livre para o Português (feita pelo Ibram)

______________________________________________________________________________________________

Inauguramos a seção com um artigo do presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Marcelo Araujo, publicado no Jornal Folha de S.Paulo no dia 23 de novembro de 2016.

Marcelo Araujo - Ibram/Divulgação
Marcelo Araujo – Ibram/Divulgação

O novo papel dos museus

“Um passo importante para se pensar os museus local e globalmente foi dado em novembro de 2015, quando a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aprovou, durante sua 38ª Conferência Geral em Paris, a “Recomendação sobre a Proteção e a Promoção de Museus e Coleções, sua Diversidade e seu Papel na Sociedade”, a partir de uma proposta brasileira que logrou a aceitação unânime de todos os Estados membros. Continue lendo.