O feriado prolongado de Corpus Chiristi é uma boa oportunidade para conhecer ou revisitar o Museu do Oratório e o Museu das Reduções, em Ouro Preto (MG).
O Museu do Oratório possui uma coleção de 162 oratórios e 300 imagens do século XVII ao XIX. É possível conhecer diversos tipos de oratórios, como o menor oratório do mundo, que era usado como um pingente de ouro por uma “senhorinha”, e ainda, os Oratórios de Conchas e um Oratório de Alcova feito em um ovo de ema, além de obras atribuídas ao Mestre Athaíde e Aleijadinho.
No dia 25 de junho, a Série de Concertos no Museu do Oratório traz o Quarteto Ouro Preto, a partir das 18h30 com obras de Bach, Vivaldi, Haydn, Kreisler dentre outros. Os ingressos serão vendidos a R$10,00, na portaria do Museu (Adro do Carmo, 28 – Centro). Informações: (31) 3551-5369, e-mail info@museudooratorio.org.br ou visite o site da instituição www.museudooratorio.org.br e a sala virtual www.eravirtual.org.
Já o Museu das Reduções (na foto acima), que completa 25 anos de fundação em 2011, preserva cinco séculos da arquitetura e da arte usadas na construção dos mais belos e importantes monumentos do Brasil. São 29 réplicas reduzidas de monumentos brasileiros, como a redução da Igreja de São Francisco de Assis, de Belo Horizonte, Igreja Nossa Senhora da Glória do Outeiro, no Rio de Janeiro, dentre outros monumentos espalhados por quinze estados diferentes do país. No feriado prolongado, o Museu das Reduções funcionará todos os dias, das 9h às 17h. O Museu está localizada no distrito de Amarantina, com acesso no KM 69 da Rodovia dos Inconfidentes/BR356, à Rua São Gonçalo, 131. Informações: (31) 3553-5182 e e-mail museudasreducoes@gmail.com.
Fonte: assessoria de comunicação do Museu do Oratório e do Museu das Reduções. Foto: Carlos Vilhena/Divulgação