Ibram seleciona consultores nas áreas de Gestão Cultural e Estatística

publicado: 06/03/2017 17h15,
última modificação: 06/03/2017 20h11

IMG_5399
Consultorias terão como foco análise estatística dos dados sobre museus coletados pelo Ibram e produção de documento-base com subsídios para a criação institucional e gestão de museus públicos e privados.

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), lançou dois editais, que encontram-se com inscrições abertas, para a contratação de dois consultores especializados na modalidade produto. As oportunidades são destinadas a profissionais das áreas de Estatística e Gestão Cultural.

O Edital Nº 014/2017 tem como foco a elaboração de planejamento amostral, com proposição de procedimentos e normas para aplicação de levantamentos e pesquisas voltadas para os museus brasileiros, bem como aplicação de análise estatística dos dados de/sobre museus coletados pelo Ibram, por meio de sua Coordenação-Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM).

Para a realização do trabalho, que tem duração prevista de quatro meses, o Ibram busca profissional com formação em Estatística com experiência mínima de cinco anos em elaboração de Planejamento Amostral, análise estatística de dados e em metodologia estatística voltada para levantamentos e pesquisas.

Já o Edital Nº 015/2017 objetiva a contratação de consultoria especializada, na modalidade produto, para elaboração de documento-base, para fins de publicação, com subsídios para a criação institucional e gestão de museus públicos e privados, municipais, estaduais e federais, com atenção aos aspectos relacionados ao Programa Institucional e ao Programa de Financiamento e Fomento do Plano Museológico.

Esta última contratação terá como âmbito de atuação o Departamento de Difusão, Fomento e Economia dos Museus (DDFEM) do Ibram e tem como exigência experiência profissional mínima de cinco anos no planejamento e desenvolvimento de projetos de implantação e gestão institucional sustentável no Setor Museal ou do Patrimônio Cultural, no âmbito público ou privado.

Os interessados deverão enviar currículo até o dia 7 de março, conforme modelo disponibilizado pelo Ibram, para o endereço prodoc.selecao@antigo.museus.gov.br. Confira na íntegra os Termos de Referência lançados para a seleção de consultores nas áreas de Estatística e Gestão Cultural, disponíveis na página da OEI.