7º Fórum Nacional de Museus é aberto em Porto Alegre

publicado: 31/05/2017 14h37,
última modificação: 31/05/2017 15h13

IMG_4943A abertura do 7º Fórum Nacional de Museus aconteceu na noite desta terça-feira (30) e reuniu cerca de 500 pessoas no auditório do Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre, entre profissionais, gestores, estudantes e acadêmicos do setor de museus.

Na abertura, Marcelo Mattos Araujo, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), falou sobre as especulações sobre o eventual cancelamento do evento, diante da situação política em que o país se encontra. Ele ressaltou que as políticas públicas da área museológica foram construídas ao longo de décadas e configuram como uma conquista para o setor, que devem ser energicamente defendidas e que o Fórum é uma oportunidade de promover o debate para aprimorá-las. “Nosso compromisso é com as nossas instituições e é nesse sentido que este 7º Fórum acontece. Para debatermos os melhores caminhos para os museus brasileiros, que são um elemento importante da cultura brasileira”, declarou.

Entre os anúncios feitos durante a cerimônia, o público conheceu o resultado da parceira do Ibram com a Google Brasil que disponibiliza, no Google Arts Institute, imagens em alta resolução do acervo do Museu Histórico Nacional, Museu Nacional de Belas Artes, Museus Castro Maia, Museu Castro Maia e Museus Lasar Segall. Além disso, também foi anunciada a 4ª temporada do Conhecendo Museus, que apresentará os museus brasileiros divididos entre os temas Gastronomia, Ciência e Tecnologia, Moda e Imagem e Som. Continue lendo.