Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos é o tema da 16ª Semana de Museus, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que acontecerá entre os dias 14 e 20 de maio de 2018.
Tradução para o português do Brasil de tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para o próximo Dia Internacional de Museus (18 de maio) – em inglês, Hyperconnected museums: new approaches, new publics –, o Ibram adota o mote do Icom para a sua temporada nacional de eventos que reúne milhares de museus no primeiro semestre de cada ano.
Entre os objetivos estão a valorização dos espaços de memória e cultura no país, a ampliação da relação dos museus com a sociedade, assim como o aumento do público visitante.
Confira os resultados de pesquisas realizadas pelo Ibram, entre os anos de 2012 e 2016, sobre o impacto socioeconômico da Semana de Museus.
Inscrições de atividades
Para Marcelo Araujo, presidente do Ibram, a Semana de Museus “é um momento privilegiado de divulgação, reflexão e visibilidade para os museus brasileiros”, que contribui para o reconhecimento “da importância e do papel dos museus na contemporaneidade”.
Em 2017, 3.079 eventos acontecem em todo o Brasil durante a 15ª Semana de Museus, cujo tema foi Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus, reunindo 1.070 instituições de 26 estados. Veja os números de todas as edições (2003-2017).
Para a 16ª edição, museus, espaços de memória e centros culturais brasileiros poderão inscrever atividades, como exposições, shows, palestras etc., na página de eventos do Ibram a partir da segunda quinzena de novembro de 2017.
As datas de início e término de inscrições, assim como o formulário online, serão divulgadas nas próximas semanas. Dúvidas e outras questões relacionadas a Semana de Museus podem ser enviadas para o endereço eletrônico semana@antigo.museus.gov.br ou esclarecidas pelos telefones (61) 3521.4142/4135.
Texto: Ascom/Ibram
Foto: Ana Viegas/Museu Victor Meirelles