Arte+Feminismo: maratona de edição Wikipédia acontece sábado (10) no MHN

publicado: 08/03/2018 11h09,
última modificação: 08/03/2018 14h15

O Museu Histórico Nacional/Ibram, no Rio de Janeiro (RJ), recebe neste sábado (10), das 9h30 às 17h30, uma maratona de edição – edit-a-thon –  da maior enciclopédia colaborativa do mundo, a Wikipédia, com o tema Arte+Feminismo.

O objetivo é melhorar a cobertura de artigos que abordem questões de gênero, feminismo e arte  e inclui capacitação e disponibilização de material de apoio e de referência nos temas trabalhados para novos editores.

Museu Histórico Nacional (RJ)
Edit-a-thon Wikipédia no MHN terá como tema Arte+Feminismo

Em um levantamento de 2011, a Wikimedia Foundation divulgou que menos de 10% de seus contribuidores se identificavam como mulheres.

A tímida participação feminina também acarreta uma menor representatividade de temas relacionados a mulheres na enciclopédia on-line mais popular do mundo.

Desde 2014, as maratonas de edição Arte+Feminismo têm acontecido ao redor do mundo em centenas de instituições na Europa e Estados Unidos, tendo criado e aprimorado mais de 11 mil artigos em várias línguas.

O edit-a-thon Arte+Feminismo no MHN é gratuito e aberto a pessoas de todas as identidades e expressões de gênero. As inscrições podem ser feitas online. Será oferecido coffee-break, cuidador de crianças e o estacionamento do museu – respeitando as vagas existentes.

O participante deve levar seu equipamento (laptop ou tablete). Caso ainda não seja cadastrado na Wikipédia, poderá realizar o primeiro acesso no  próprio evento.

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora S/N, Centro. Mais informações pelo telefone (21) 3299.0324 ou endereço eletrônico faleconosco.mhn@antigo.museus.gov.br.

Texto e foto: MHN/Divulgação
Edição: Ascom/Ibram