Na segunda-feira, dia 15 de agosto, houve a cerimônia de instalação do primeiro curso de Doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina, fruto da parceria entra a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST). A cerimônia aconteceu durante o Seminário Internacional comemorativo aos cinco anos do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio (PPG-PMUS), que acontece no MAST até quarta-feira, dia 17.
A mesa de abertura contou com a presença de Luiz Pedro San Gil Jutuca, reitor da UNIRIO, Maria Margaret Lopes, diretora do MAST, Arquimedes Diógenes Simoes, sub-secretário de coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), José Nascimento Junior, presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Malvina Tania Tuttman, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), e Hans-Martin Hinz, presidente do Conselho Internacional de Museu (Icom).
Durante a cerimônia, José do Nascimento Junior enfatizou a importância do curso de doutorado: “Do Pará a Pelotas, temos cursos de museologia no país. Hoje fechamos um ciclo importante, da graduação ao doutorado, em um momento central da discussão da museologia. Vamos receber a conferência do Icom, do Fórum Nacional de Museus, além de liderarmos um conjunto de países em um projeto da Unesco para preservação de coleções.”
Fonte: Museu de Astronomia e Ciências Afins