Museu Victor Meirelles e UDESC promovem extensão sobre Moda e Arte

publicado: 26/04/2018 13h09,
última modificação: 26/04/2018 13h27

O Museu Victor Meirelles (MVM/Ibram) promove, em parceria com o Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade do Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina – UDESC, o programa de extensão Saberes sensíveis: formação continuada e interação social, que oferecerá, gratuitamente, três atividades de extensão. A primeira delas, o minicurso Aproximações históricas e ensaios sensíveis diante da Coleção Estudo de Trajes Italianos de Victor Meirelles de Lima, sob o comando da Professora Dra. Mara Rúbia Sant’Anna-Muller, acontece nos dias 2, 9 e 16 de maio, na sede provisória do Museu (Rua Rafael Bandeira, 41, Centro).

Os encontros, sempre das 15 às 17h, são voltados a professores, interessados em geral e estudantes que trabalham com o campo das artes, da moda e da imagem. Dado o limite de vagas, é necessário efetuar inscrição prévia através do link https://goo.gl/forms/xNsCBnIPJjFKjzAR2

Estudo de Traje Italiano. Victor Meirelles. Itália. Aquarela sobre papel. Circa 1853/1856. Dimensões: 29.9x22,8cm. Divulgação: MVM/Ibram.
Estudo de Traje Italiano. Victor Meirelles. Itália. Aquarela sobre papel. Circa 1853/1856. Dimensões: 29.9×22,8cm. Divulgação: MVM/Ibram.

No dia 2, o tema abordado será a extensa coleção de Estudo de Trajes de Meirelles. Já no dia 9, o assunto em pauta será “Ver além, o conteúdo pictórico tangenciado pela história”. Por fim, o minicurso se encerra, no dia 16, discutindo a tradição de formação artística e as continuidades no contemporâneo. Os participantes recebem certificado mediante 75% de presença.As ações de extensão seguintes estão previstas para o próximo semestre deste ano. O segundo evento, denominado Caminhos do Contemporâneo, reunirá estudiosos para discutir de maneira dialética as comunicações nada lineares entre o ver, o dizer e o fazer mediante as temáticas das artes, da moda e do ensino sensível contemporâneo.

O último momento, no formato de seminário de extensão, terá encontros semanais de agosto a novembro, trazendo debates em torno da História da Moda e da Arte, com o objetivo de elucidar conceitos introdutórios do universo da arte e da moda, contemplando pesquisas atuais e discussões pertinentes à moda e arte local e mundial com diversos pesquisadores catarinenses de relevância no campo da arte e da moda. Saiba mais.