O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) divulga nesta segunda-feira (21) uma lista de 775 obras de arte (veja abaixo) disponíveis para doação a museus brasileiros interessados. Os bens culturais estão sendo oferecidos ao setor, com intermediação do Ibram, pelo Instituto Itaú Cultural.
O lote oferecido inclui gravuras, serigrafias, litografias e óleos sobre tela assinados por artistas brasileiros renomados como Emanoel Araújo, Maria Bonomi, Roberto Burle Marx, Amilcar de Castro, Renina Katz, Tomie Ohtake e Alfredo Volpi, entre outros, além de reproduções de artistas internacionais como Van Gogh, Picasso, Miró, Kandinsky e Klee.
Como funciona
Qualquer museu brasileiro, público ou privado, poderá manifestar interesse pelas peças, não havendo limite quanto ao número de itens pleiteados. As manifestações devem ser feitas através de formulário disponibilizado pelo Ibram e enviadas ao endereço eletrônico camus@antigo.museus.gov.br. As solicitações serão recebidas até o próximo dia 8 de junho.
Confira a lista completa de bens culturais oferecidos para doação.
Baixe o Formulário para Manifestação de Interesse.
Os pedidos serão analisados por ordem de manifestação. Caso mais de uma instituição demonstre interesse pelo mesmo item, o desempate se dará pela apresentação de Registro do Museu, Plano Museológico e Política de Aquisição e Descarte conforme a Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009 – que instituiu o Estatuto de Museus.
Pertinência
O Ibram orienta que diretoras e diretores de museus avaliem a pertinência de incorporação de itens da listagem oferecida a seus acervos considerando a caracterização destes e a missão dos museus. O Instituto Itaú Cultural entrará em contato com os museus para formalizar as doações e providenciar seu envio.
Informações sobre o Registro de Museus podem ser acessadas neste link ou ainda pelo endereço eletrônico registro@antigo.museus.gov.br e pelos telefones (61) 3521-4329/4330/4291/4334.