Circuito Museus de Botafogo + Concerto terá nova edição na próxima terça

publicado: 07/06/2018 11h41,
última modificação: 07/06/2018 11h46

Em parceria com a Casa de Rui Barbosa, o Museu Villa-Lobos, vinculado ao Ibram, promove na próxima terça-feira (12) mais uma edição do Circuito Museus de Botafogo + Concerto. A ação leva visitantes a um passeio guiado pelas duas instituições, ambas situados em casarões do século XIX no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro (RJ), sempre incluindo um concerto musical didático.

Nesta edição, visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto a mais recente aquisição da instituição: um instrumento musical raro – o violinofone – utilizado por Heitor Villa-Lobos em duas obras sinfônicas.
Nesta edição, visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto a mais recente aquisição da instituição: um instrumento musical raro – o violinofone – utilizado por Heitor Villa-Lobos nas obras sinfônicas Uirapuru e Amazonas.

Desta vez, a visita começará pelo Museu Villa-Lobos, com concerto do pianista Rodrigo Zimmetbaum e visita à exposição “Uirapuru – O Pássaro Encantado da Amazônia”, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer de perto a mais recente aquisição da instituição: um instrumento musical raro – o violinofone – utilizado por Heitor Villa-Lobos em suas obras sinfônicas Uirapuru e Amazonas.

Os poemas sinfônicos/bailados Uirapuru e Amazonas estão entre as obras mais representativas do paisagismo e indianismo modernistas de Villa-Lobos, cuja linguagem musical, nas palavras da curadora da exposição, a musicóloga Maria Alice Volpe, “Expressa a floresta amazônica, monumental e maravilhosa, como uma metáfora do Brasil.” Na exposição, o museu apresenta pela primeira vez um manuscrito autógrafo (escrito pelas mãos do próprio autor) do Uirapuru sincronizado à gravação da obra.

O Circuito Museus de Botafogo + Concerto, que terá como ponto de encontro e partida a Livraria Travessa de Botafogo (Rua Voluntários da Pátria, 97) e ingresso no valor simbólico de R$ 1, encerrará com um tour pelas instalações da Casa de Rui Barbosa. Interessados em participar podem garantir suas reservas pelo telefone (21) 97133-1822.