Publicado o Edital Modernização de Museus – Prêmios

Confira!

publicado: 06/07/2018 08h54,
última modificação: 18/09/2018 09h38

EDITALModernizacaoFoi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (6) o edital de Chamamento Público Nº 1, que institui a 4ª Edição do Edital Modernização de Museus – Prêmios. O edital vai contemplar 28 projetos com R$ 100 mil cada, totalizando R$ 2,8 milhões voltados a iniciativas bem-sucedidas de modernização e preservação do patrimônio museológico implementadas por instituições museológicas ou por mantenedores de museus no período de 2015 a 2018.

Nas edições anteriores, os valores repassados variavam em premiações de 10, 20, 30 e 50 mil. A 4ª edição passa a oferecer premiação de R$ 100 mil, o que coloca o prêmio entre os maiores da área de museus em todo o território nacional.

Para o presidente do Ibram, Marcelo Araujo, o edital “Representa a retomada de uma iniciativa importantíssima que responde à Política Nacional de Museus e oferece uma oportunidade de consolidação para as instituições museológicas brasileiras”.

Iniciativas contempladas

A premiação poderá ser utilizada no desenvolvimento de pelo menos uma das seguintes iniciativas: ações e estudos estratégicos para a modernização de instituição museológica, inclusive gestão e sustentabilidade; manutenção das ações/programações museológicas regulares; setor educativo; exposições; preservação e digitalização de acervos museológicos; atividade editorial e curatorial em instituição museológica; e capacitação de funcionários e gestores para atividades específicas no campo museológico.

Também serão contemplados a reforma, reaparelhamento e modernização de museus (infraestrutura); adaptação de espaços para acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida e pessoas com deficiência; ações de difusão, divulgação e promoção institucional; e ações para prevenção de riscos ao patrimônio museológico (implementação de plano de gestão de riscos, plano de emergência, plano de segurança para intervenções em bens imóveis).

Todo processo de inscrições e envio de documentos será realizado por meio digital (Sistema SalicWeb) sem custos às instituições participantes. Os recursos necessários para o desenvolvimento desta ação são oriundos do Fundo Nacional de Cultura. Mais informações em fomento@antigo.museus.gov.br

Confira o edital na íntegra.