Pesquisadores alemães estudam acervo do Museu das Missões

publicado: 23/07/2018 09h15,
última modificação: 23/07/2018 09h15

museu_missoesA_54O Museu das Missões recebe no momento, até a próxima segunda-feira (23), a visita de pesquisadores do Departamento de Conservação e Restauro, História da Arte, Técnica e Ciência da Conservação da Universidade Técnica de Munique (Alemanha).

A equipe alemã investiga esculturas em madeira policromada das missões jesuíticas da antiga província jesuítica de Paracuaria com o intuito de determinar a presença de características técnicas específicas, focando na possível influência de jesuítas alemães.

Acompanhada pelo restaurador do Museus das Missões, Ariston Correia Filho, a equipe já realizou um registro fotográfico do acervo do museu, análise microscópica dos pigmentos utilizados nas esculturas e coleta de amostras de materiais para análise em laboratório, entre outras atividades de pesquisa.

As responsáveis pelo projeto no Brasil são as pesquisadoras Julia Brandt e Isabel Wagner, que também contam com a parceria do professor Thiago Sevilhano Puglieri e de Karen Caldas, da Universidade Federal de Pelotas.

As restauradoras também pesquisarão os acervos missioneiros do Museu Júlio de Castilhos, em Porto Alegre, e do Museu Apparicio Silva Rillo, em São Borja, ambos no Rio Grande do Sul. Paralelamente, uma pesquisa bibliográfica está sendo conduzida na Espanha, na Itália e na América do Sul e as coleções de quatro museus paraguaios já foram investigados. Saiba mais sobre o projeto.