Museu de Arqueologia de Itaipu realiza oficina sobre expografia

publicado: 20/08/2018 16h52,
última modificação: 21/08/2018 15h36

O Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/Ibram) e o Quilombo do Grotão realizaram nos dias 16 e 17 de agosto, a oficina Expografia com Museus Comunitários. A oficina foi realizada em parceria com a Rede de Museologia Social do Rio de Janeiro, Museu da Maré, Museu Vivo de São Bento, e teve como facilitadores o cenógrafo Marcelo Vieira e o arquiteto Markito Fonseca, responsáveis pelas exposições do Museu da Maré.

Participantes da oficina 'Expografia com Museus Comunitários', no Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/Ibram) .
Participantes da oficina ‘Expografia com Museus Comunitários’, no Museu de Arqueologia de Itaipu (MAI/Ibram) .

Entre os temas abordados estão o processo de concepção e montagem de exposições, a composição de objetos e narrativas, recursos expositivos biodegradáveis e reutilizáveis e concepção e montagem de exposição colaborativa; técnicas para iluminação e legendas, entre outras.

Gratuito, o evento reuniu 33 participantes que tiveram uma oportunidade de conhecer soluções e possibilidades de recursos, além de realizar, na prática, seus projetos expográficos.