56º Festival Villa-Lobos homenageará João Donato e Edino Krieger

publicado: 26/10/2018 12h49,
última modificação: 26/10/2018 18h45

Maior e mais longevo evento dedicado à música brasileira festival traz ao público programação que inclui simpósio, oficinas, workshops, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos e shows de alguns dos maiores nomes da música brasileira.
Festival traz ao público programação que inclui simpósio, oficinas, workshops, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos e shows de alguns dos maiores nomes da música brasileira.

Maior e mais longevo evento dedicado à música brasileira, o Festival Villa Lobos, promovido pelo Museu Villa-Lobos, chega a sua 56ª edição em 2018. Este ano, o festival acontece de 10 a 18 de novembro e traz como homenageados os músicos João Donato e Edino Krieger.

Como de costume, o festival traz ao público vasta programação espalhada por diversos locais da cidade do Rio de Janeiro, que inclui simpósio, oficinas, workshops, palestras, apresentação de trabalhos acadêmicos e shows de alguns dos maiores nomes da música brasileira.

Até 28 de outubro, o 56º Festival Villa-Lobos recebe inscrições gratuitas para o IV Simpósio Nacional Villa-Lobos: práticas, contextos e processos, que integra a programação. Também estão abertas, até o dia 1º de novembro, inscrições para as Oficinas e Concurso de Música de Câmara.

Homenageados

Ainda em atividade, os compositores Edino Krieger e João Donato, cujo legado indiscutível à música brasileira de concerto e popular vem há décadas influenciando músicos de diferentes vertentes e gerações, terão suas obras revisitadas na programação do festival.

A primeira homenagem acontece já na abertura do festival, no dia 10 de novembro, na Sala Cecília Meireles, quando a Orquestra Cesgranrio, conduzida pelo maestro Eder Paolozzi, apresenta obras de Edino Krieger e Villa-Lobos.

No feriado do dia 15 de novembro, o próprio João Donato sobe ao palco do Teatro Riachuelo, com participação especial da cantora Fabiana Cozza, para traçar um panorama de sua carreira de quase 70 anos.

Dono de vasta obra, o compositor, pianista, cantor e arranjador é parceiro de grandes nomes da música brasileira, incluindo Tom Jobim, João Gilberto, Eumir Deodato, Chico Buarque, Gilberto Gil, Caetano Veloso, Joyce, Marcos Valle, Martinho da Vila, Cazuza e Paulo César Pinheiro, para citar alguns.

“Este ano teremos o prazer e a honra de celebrar, em vida, dois gigantes da música brasileira, legítimos representantes da diversidade musical que Villa-Lobos sempre abraçou e defendeu”, comemora o diretor artístico do festival, Marcelo Rodolfo. Acompanhe a programação e outras novidades sobre o 56º Festival Villa-Lobos.