O edifício-sede do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília (DF), recebe na próxima terça-feira (18) evento que marca o lançamento do projeto internacional “Diálogos sobre tráfico ilícito de bens culturais: interoperabilidade de sistemas” – realizado no âmbito do programa Diálogos Setoriais Brasil-União Europeia.
A primeira atividade do projeto contará com a participação de especialistas europeus que abordarão experiências de desenvolvimento e interoperabilidade de sistemas de informações culturais como instrumento de prevenção e combate ao tráfico de bens culturais. A atividade é aberta ao público e contará com tradução simultânea.
Intercâmbio de experiências
A ideia é inaugurar um intercâmbio de experiências bem-sucedidas na área da tecnologia da informação voltadas à prevenção e o combate ao tráfico ilícito de bens culturais, que possam contribuir no desenvolvimento de uma plataforma interoperável entre os vários bancos de dados sobre bens culturais desaparecidos no Brasil.
O evento, que será aberto às 10h30 com a participação do ministro da Cultura, dos presidentes substitutos do Ibram e Iphan e de representante da Delegação da União Europeia no Brasil, traz para palestra inaugural a pesquisadora Alessia Bardi, do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália – Instituto de Ciência da Informação e Tecnologias.
À tarde, a partir das 14h, haverá painel sobre as experiências europeias na interoperabilidade de sistemas de bens culturais e o tráfico ilícito, com a participação de Samuel Andrew Hardy, pesquisador honorário associado no Instituto de Arqueologia da University College London, e do perito espanhol Javier Finat, especialista na área de documentação, análise e visualização avançada de patrimônio.
Encerra a programação painel sobre a atuação da Interpol (Organização Internacional de Polícia Criminal) em território brasileiro relacionada à temática, com a participação de dois delegados vinculados à Interpol Brasil.
Inscrição online
Interessados em participar da atividade inaugural do projeto internacional “Diálogos sobre tráfico ilícito de bens culturais: interoperabilidade de sistemas” devem realizar inscrição online aqui. O Instituto Brasileiro de Museus está situado no endereço SBN Quadra 2, Bloco N (Edf. CNC III), em Brasília (DF).