Museu da Chácara do Céu: ‘Amigos da Gravura’ lança obra inédita de Paulo Pasta

publicado: 17/01/2019 14h38,
última modificação: 17/01/2019 14h40

 Gravura inédita do pintor, desenhista e gravador paulista Paulo Pasta será lançada no museu, que receberá exposição de outras obras do artista.

Gravura inédita do pintor, desenhista e gravador paulista será lançada no museu, que receberá exposição de outras obras do artista.

Realizado pelo Museu da Chácara do Céu de forma contínua há 27 anos, o projeto “Os Amigos da Gravura” lança em sua próxima edição, nesta quinta-feira (17) a partir das 18h, obra inédita do pintor, desenhista e gravador paulista Paulo Pasta.

Doutor em artes plásticas pela Universidade de São Paulo, Pasta realizou exposições individuais em importantes espaços, como o Instituo Tomie Ohtake, Fundação Iberê Camargo, Centro Cultural Banco do Brasil-RJ, Pìnacoteca do Estado de São Paulo e integrou coletivas no Brasil e no exterior, como Bienal de SP-2013, Europalia, Internactional Art Festival – Bruxelas, Bégica, III Bienal de Cuenca, Equador, 1991 entre outras.

O artista possui obras em diversas coleções nacionais e internacionais, entre as quais a da Pinacoteca do Estado de São Paulo, dos Museus de Arte Moderna do Rio e de São Paulo, da Colección Patricia Phelps de Cisneros (Nova Iorque) e Kunsthalle, Berlim (Alemanha).

O lançamento de gravura inédita de Pasta marcará abertura de exposição de obras do artista, que fica em cartaz até 21 de maio (diariamente, exceto terças, das 12 às 17h). Haverá venda de gravuras limitadas no local. O Museu da Chácara do Céu está situado na Rua Murtinho Nobre, 93, em Santa Teresa, no Rio de Janeiro (RJ).

O projeto

Criado na década de 1950 pelo empresário, colecionador de arte e mecenas Raymundo Ottoni de Castro Maya (1894-1968), patrono dos Museus Castro Maya, o projeto “Os Amigos da Gravura” foi retomado em 1992. Neste período, já lançou gravuras de 61 dos mais importantes artistas brasileiros, como Abraam Palatinik, Iole de Freitas, Cildo Meireles, Waltercio Caldas, Carlos Vergara e Beatriz Milhazes, entre outros.