Visitação ao Museu Solar Monjardim cresceu 50% em 2018

publicado: 12/02/2019 11h20,
última modificação: 12/02/2019 11h22

Realização de visitas guiadas especiais para o público escolar foi uma das estratégias que levaram ao aumento na visitação do museu capixaba.

O ano de 2018 foi marcante para o Museu Solar Monjardim, situado em Vitória (ES). Vinculada ao Ibram, a instituição atingiu seu melhor desempenho histórico em vários aspectos, que acabam de ser levantados e sistematizados pela equipe do museu. Entre os bons resultados alcançados está um aumento de 50% na visitação.

O museu, que abriga variado acervo histórico e documental em um casarão colonial preservado dentro de uma chácara urbana, viu sua visitação total crescer graças a estratégias como a realização de visitas guiadas especiais para o público escolar: a instituição atendeu 138 instituições de localidades diversas, sendo quase 100 delas instituições de ensino.

Também foram realizadas ao longo do ano passado diversas atividades educativas e culturais que incluíram desde exposições temporárias até concertos musicais e aulas de danças históricas. Além da forte presença do público escolar, os levantamentos mostraram que o museu conseguiu um avanço significativo junto a outros perfis de visitantes, como moradores da região metropolitana de Vitória e turistas de várias partes do Brasil e mesmo do exterior, responsáveis em 2018 por mais da metade do total de visitas.

Inserção na mídia

Parte desse crescimento na visitação espontânea pode ser explicado por um outro recorde: 44 inserções na imprensa local, regional e nacional. Nunca a instituição conseguiu tanto espaço na mídia como em 2018.

“Analisando os resultados do levantamento, podemos dizer que 2018 foi certamente um ano de consolidação para o Solar”, comemora o diretor do museu, Evaldo Portela. “Um sinal de que estamos no caminho certo e de que podemos alcançar ainda mais em 2019″.

As visitas ao Museu Solar Monjardim, que fica no tradicional bairro de Jucutuquara em Vitória, podem ser feitas de terça a sexta, das 9h às 12h; e das 13h30 às 16h30. Já aos sábados, domingos e feriados a visitação é das 13h às 17h. O agendamento é necessário apenas para grupos com 10 ou mais pessoas e pode ser feito pelo telefone (27) 3223-6609. A entrada no museu é gratuita. Conheça melhor o Museu Solar Monjardim.