A presidente substituta do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Eneida Braga, esteve na última segunda-feira (18) em Fortaleza (CE), onde foi recebida em reunião pelo secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, e a equipe da Secretaria da Cultura (Secult). Durante o encontro, foi confirmada a realização do 8º Fórum Nacional de Museus na capital cearense, ainda este ano, com apoio da secretaria.
Fortaleza foi a cidade sede escolhida na última edição do Fórum Nacional de Museus, que ocorreu em Porto Alegre em 2017. A previsão é de que o principal evento do setor de museus brasileiro leve à cidade cerca de mil pessoas de vários lugares do Brasil.
De acordo com o secretário da Cultura do Ceará, a secretaria oferecerá apoio no âmbito da realização da programação e dos espaços de realização do evento, que serão definidos com os museus vinculados à Secult e demais equipamentos culturais cearenses.
Organizado pelo Ibram, o Fórum Nacional de Museus tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus (PNM). Constitui-se como espaço fundamental para o intercâmbio de experiências entre profissionais, gestores, pesquisadores, militantes, estudantes e apoiadores da área de museus e memória. Palestras, oficinas, grupos de trabalho e debates, entre outras atividades, compõem a programação.
“Esse encontro é fundamental para o fortalecimento da Política Nacional de Museus, para articular os sistemas estaduais de museus e o próprio Fórum, que envolve tanto os museus público, como privados e comunitários”, destacou o secretário Fabiano Piúba sobre a parceria. “Também pensamos em um fortalecimento institucional do Ibram, que é um instituto fundamental para as políticas de patrimônio e memória no Brasil”.
A presidente substituta do Ibram, Eneida Braga, também sublinhou a importância da parceria dado o papel estratégico que o fórum desempenha no setor. “O Fórum é o maior encontro realizado pelo setor museológico brasileiro. No Brasil nós temos mais de 3.700 museus e este é um espaço de interlocução, de debates, de propostas e de discussão das políticas públicas para a área de museus no País”, disse.