O novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paulo Amaral, tomou posse na última terça-feira (26) em cerimônia no Ministério da Cidadania presidida pelo ministro da pasta, Osmar Terra.
Ex-diretor do Museu de Arte do Rio Grande do Sul (MARGS), função que acumulava até então com a de diretor artístico-cultural da Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul, o artista plástico, curador, escritor e engenheiro civil gaúcho foi empossado no cargo.
Na mesma cerimônia, também tomou posse o novo presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Miguel Proença. A cerimônia também contou com a participação do secretário especial da Cultura, Henrique Pires.
O novo presidente do Ibram demonstrou preocupação com o tema da gestão de riscos aos museus e ao patrimônio musealizado brasileiro. “É um dos itens mais importantes na questão museal e necessita de um olhar crítico para resolver e mitigar os problemas”, afirmou.
Amaral destacou a competência da equipe do Ibram, que considera muito qualificada. À tarde, no auditório do edifício-sede do Ibram, participou de encontro de apresentação aos servidores, que solicitaram reunião com o presidente a ser realizada em breve. Durante esta semana, deu início a agenda de reuniões com as diversas coordenações que integram os departamentos do Ibram para apresentação de suas equipes e atuação, que será retomada após o feriado do carnaval.
Saiba mais sobre o novo presidente do Instituto Brasileiro de Museus.