Ibram faz pesquisa sobre as atividades das bibliotecas em seus museus

publicado: 18/04/2019 11h04,
última modificação: 18/04/2019 12h58

Biblioteca-Central-Ibram

Na última quarta-feira (17), o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) iniciou a aplicação de questionário sobre as atividades das bibliotecas nos museus sob a sua administração.

A iniciativa vai colher informações sobre os serviços de processamento técnico, circulação de itens, integração de gestão de acervos e sistemas de gestão de bibliotecas. A ideia é, a partir destas informações, realizar diagnóstico que subsidiará a elaboração de uma proposta de modernização da gestão das bibliotecas que integram a rede Ibram.

O Questionário Práticas e Integração de Bibliotecas de Museus (2019) é o instrumento que sistematizará os dados sobre as bibliotecas, permitindo a criação de indicadores para acompanhar e avaliar o processo de modernização a ser iniciado, sob responsabilidade da Coordenação Geral de Sistemas de Informação Museal (CGSIM) do Ibram.

De acordo com a coordenadora de Arquivos e Bibliotecas de Museus da CGSIM, Suelen Garcia Soares Vaz, a expectativa é viabilizar a implantação da Rede de Bibliotecas do Ibram, visando potencializar e agilizar o intercâmbio e uso de informações, além de expandir o acesso e disponibilidade para atender às necessidades e demandas de informação da comunidade científica das diversas áreas especializadas de cada museu.

“É um projeto-piloto que, além de ampliar troca de experiências, pretende desenvolver e compartilhar serviços entre as bibliotecas e futuramente estender a ação às demais bibliotecas de museus brasileiros”, explica a coordenadora.

O prazo de aplicação do questionário vai até o dia 17 de maio e a previsão para a divulgação dos resultados é na segunda quinzena de junho. Para mais informações, entre em contato com a Coordenação de Arquivos e Bibliotecas de Museus através dos telefones: (61) 3521-4302, 4311, 4316 ou pelo e-mail cab.pesquisa@antigo.museus.gov.br.