Museu da República recebe programação especial no Dia da Educação

publicado: 30/04/2019 09h08,
última modificação: 02/05/2019 11h14

Nem 1 pra tras_Museu RepublicaNo domingo (28) é celebrado o Dia Mundial da Educação. Por ocasião da data, o Museu da República, no Rio de Janeiro (RJ), recebeu um dia de programação especial gratuita voltada a públicos de todas as idades, que incluiu contação de histórias, mesa-redonda, visita mediada, palestras e apresentação de slam.

A ação Dia Mundial da Educação – #Nem1PraTras é uma iniciativa do Canal Futura, que propôs a diversas organizações públicas, privadas e do terceiro setor a realização de atividades em seus territórios, sendo um Museu da República será um dos espaços participantes.

A programação teve início às 10h, quando foi aberta a exposição “Primavera brasileira: o povo na Constituição”, produzida por alunos do Colégio Pedro II a partir da leitura da Constituição Federal do Brasil.

Das 10h às 11h, o Grupo Sopros de Ayó, coletivo de profissionais da tradição oral do Brasil, África e América Latina, ofereceu contação de histórias negro-africanas com as quais os contadores têm circulado o Brasil em ações culturais e educativas.

Das 10h às 11h30, aconteceu no museu a mesa-redonda “Maleta juventudes – Evasão escolar”, com o palestrante Paulo Carrano e os debatedores Jaqueline Santos, Ana Vitória e Patrick Figueiredo, mediada por Karoline Santos.

Na sequência, das 11h30 às 13h, aconteceu a mesa “Museus e escola”, com Cláudia Rose Ribeiro da Silva, Hilda da Silva Gomes, Luiz Pizarro e Deca Farroco, mediada por Ana Paula Vianna Zaquieu. A mesa teve como convidadas as professoras Fabíola Camargo e Isa Martins, do Projeto Amaro Cavalcanti, e alunos do Colégio Pedro II, do programa de Iniciação Científica Junior – CPII MR.

À tarde, a partir das 13h, houve visita guiada à exposição “Escola e Museus: construindo sentidos”, de Amaro Cavalcanti. A programação seguiu com o debate “Papel das bibliotecas na educação”, das 13h às 14h30, com participação de Erica Cardoso, Carlos Honorato e Andrea Rangel.

Encerrando a programação pelo Dia da Educação no Museu da República, a apresentação de slam (“batalha” de poesia falada que firmou-se como espaço de literatura nas periferias, inclusive no Brasil), das 14h30 às 15h, com a participação dos “Jovens do Slam” Mylena Azevedo, Ana Acioli, Ivy Park, Moara Abayomi e Ramon. Saiba mais.