Representantes do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais recebem treinamento para o Registro de Museus

publicado: 24/05/2019 17h36,
última modificação: 31/05/2019 11h24

Nos dias 16 e 17 de maio, as representantes do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais (SEMMG), Pollyana Lacerda e Ana Clara Antunes, vieram ao Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), em Brasília, para receber treinamento no uso da plataforma Museusbr e operação do Registro de Museus.

O treinamento foi uma solicitação do SEMMG após participação do Ibram na programação do 11º Encontro Estadual de Museus de Minas Gerais, realizado em maio de 2018. O Encontro aconteceu como uma ação do Projeto de Consolidação do Sistema Estadual de Museus de Minas Gerais, contemplado no edital de Implantação e Fortalecimento de Sistemas de Museus, publicado pelo Ibram em 2016.

Durante o treinamento, a equipe elaborou plano de trabalho que já está em análise jurídica pela Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, além de preparar outros documentos necessários à celebração de acordo entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e o Estado para que se torne entidade registradora local. A perspectiva é que o Termo de Reciprocidade seja assinado ainda esse ano, viabilizando a operação do Registro pelo Estado.

FVA 2018

A aplicação do Formulário de Visitação Anual – 2018 encerrou no último dia 20 de maio e recebeu mais de 1.400 respostas. A Coordenação de Produção e Análise da Informação do Ibram está realizando a tabulação dos dados, cujos resultados têm divulgação prevista para junho.