FAQ – Cadastro Nacional de Museus

Como descubro se um museu está na base do Cadastro Nacional de Museus?
Acessando Museusbr, pode ser feita uma busca pelo nome do museu. Se o museu está na plataforma, aparecerá localizado no mapa. Clicando no mapa, aparecem as informações sobre a instituição.

Não encontrei o museu. Como faço para que o museu figure em Museusbr?
Se você é o responsável pela instituição, pode entrar no IDCultura, criar seu perfil e depois incluir seu museu na plataforma Museusbr. Se você não é o responsável pelo museu nem trabalha nele, pode entrar em contato conosco e nós fazemos a verificação necessária para incluí-lo em Museusbr.

Mesmo que o museu não apareça em Museusbr, é possível participar dos editais do Ibram?
Sim. A participação nos editais independe de constar em Museusbr. Mas recomendamos mapear o museu – todo o campo museal ganha com isso. E constar na plataforma, para alguns editais, pode representar pontuação extra.

O museu já participou da Primavera de Museus e/ou da Semana de Museus, mas não o vejo em Museusbr, por quê?
Para que o museu faça parte de Museusbr é necessário que o responsável por ele crie uma conta no IDCultura, só então poderá incluir a instituição na plataforma. Leia aqui as orientações. Em caso de dúvidas, entrar em contato com a equipe do Cadastro no e-mail cnm@antigo.museus.gov.br.

Não sou diretor de museu, mas constatei um erro nas informações da instituição. O que devo fazer?
O erro encontrado deve ser reportado ao CNM pelo e-mail cnm@antigo.museus.gov.br. A equipe entrará em contato com o museu para verificar a informação e proceder às alterações necessárias.

Qual a diferença entre Cadastro Nacional de Museus e Sistema Brasileiro de Museus?
O Cadastro Nacional de Museus tem por objetivo contribuir com o diagnóstico do setor museológico e com o planejamento de ações e de políticas públicas de cultura, por meio da coleta, registro e compartilhamento de informações sobre os museus brasileiros. Por outro lado, o Sistema Brasileiro de Museus atua através de uma rede composta por diversos representantes do setor governamental e da sociedade civil ligados à área museológica, promovendo o debate participativo entre esses dois setores na formulação de diretrizes e ações para o campo.