Ecomuseus, museus indígenas, Pontos de Memória e outras iniciativas museais cearenses reúnem-se no dia 21 de outubro, às 14h, no auditório do Museu do Ceará. O objetivo é potencializar as experiências que incorporam a linguagem museológica na construção e no fortalecimento da organização local.
O encontro também pretende ser um espaço de debate e articulação de propostas a serem reivindicadas junto aos governos, como a formulação de políticas públicas que reconheçam e assegurem a função social dos museus comunitários.
Há alguns anos, diversas iniciativas de criação de museus e outros espaços de memória e preservação do patrimônio cultural vêm sendo realizadas de forma autônoma em várias comunidades cearenses – no litoral, na serra e no sertão.
Embora originadas em diferentes contextos e entre diversos grupos sociais e étnicos (indígenas, assentados, comunidades tradicionais , dentre outros), essas experiências trazem semelhanças quanto à participação e apropriação comunitária do patrimônio e da memória local, como ferramentas de afirmação, preservação e defesa de territórios, ecossistemas e referências culturais.
O encontro é aberto ao público. O Museu do Ceará localiza à Rua São Paulo, 51 – Centro, Fortaleza. Mais informações pelos telefones (85) 3101.2609/2607.
Fonte: Divulgação Pontos de Memória