O Instituto Brasileiro de Museus iniciou, esta semana, uma pesquisa sobre Práticas em Educação Museal nos museus sob sua administração. A iniciativa visa levantar informações acerca das atividades educativas e culturais desenvolvidas nessas instituições.
O questionário foi desenvolvido pela Coordenação de Museologia Social e Educação – COMUSE/DPMUS/Ibram), juntamente com a Coordenação de Produção e Análise da Informação (CPAI/CGSIM/Ibram).
Entre as questões abordadas na pesquisa estão a realização ou não de atividades educativas e culturais, que tipos de atividades são desenvolvidas, treinamento das equipes e a participação da comunidade na construção de propostas para as atividades educativas e culturais.
O questionário será aplicado até o dia 31 de julho e a previsão para a divulgação dos resultados é ainda no segundo semestre desse ano.
O Ibram pretende, a partir destas informações, realizar um diagnóstico que subsidiará a elaboração de propostas que auxiliarão na implementação da Política Nacional de Educação Museal – PNEM no âmbito dos museus Ibram. A expectativa é que, em um segundo momento, a pesquisa seja expandida e aplicada junto a todos os museus brasileiros.
O Caderno da PNEM
Em 2018, o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) lançou o Caderno da Política Nacional de Educação Museal (PNEM), que traz os princípios e diretrizes da PNEM e conceitos-chave que devem guiar o trabalho na área. Disponível para download gratuito, a publicação destaca o protagonismo das Redes de Educadores em Museus espalhadas por todo o Brasil e traz textos de especialistas convidados sobre temas relacionados ao trabalho em museus, como acessibilidade, comunidade, mediação, públicos e sustentabilidade, entre outros.