Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico 2019 está aberto a solicitações

publicado: 27/06/2019 11h23,
última modificação: 27/01/2020 11h26

Foi aberto na terça-feira ( 25), o Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico 2019, para apoio à proteção e valorização do patrimônio cultural da Ibero-América.

banner-fundo-ibermuseus-patrimonio-museologico

Em 2019, os recursos do Fundo serão distribuídos em duas categorias: a primeira, destinada a ações preventivas, contemplará projetos de diagnóstico e planos de intervenção; e a segunda apoiará ações de assistência técnica e intervenção pontual em situações de emergência.

Um total de US$ 30 mil dólares será  alocado para atender às demandas imediatas dos museus, sendo US$ 18 mil para ações preventivas (categoria I) e US$ 12 mil para solicitações emergenciais (categoria II). O prazo para a apresentação de solicitações na categoria I (ações preventivas) é de 25 de junho a 22 de julho de 2019. Na categoria II (situações de emergência), o período é de 25 de junho a 1° de dezembro de 2019.

Fundo Ibermuseus

Desde 2015, é disponibilizado o Fundo Ibermuseus para o Patrimônio Museológico com a finalidade de apoiar ações de assistência ao patrimônio afetado por inundações, terremotos, incêndios, guerras, ações humanas e outras situações calamitosas que representam dano ou perigo iminente a esses bens, bem como para adoção de medidas de conservação preventiva e gestão de riscos para evitar ou minimizar danos ao patrimônio.

Em maio de 2016, o Museu das Missões/Ibram recebeu do Fundo o aporte de US$ 5 mil para recuperação do seu acervo e dos danos a instalações físicas, em decorrência do tornado que atingiu a região no fim de abril do mesmo ano.

Categorias

Poderão solicitar a utilização do Fundo instituições museológicas, públicas ou mistas, dos países da Comunidade Ibero-Americana que possuam coleções e acervos museológicos sob sua proteção. As instituições, em função das necessidades e objetivos, podem ser aplicadas em duas categorias:

Categoria I – Patrimônio museológico em risco: ações preventivas
a) diagnósticos: ações para identificação de riscos, desenvolvimento de planos de gestão de riscos, modelos de gestão de conservação preventiva e capacitação em qualquer dessas áreas;
b) Planos de intervenção: ações para tratar os riscos. O plano deve ser elaborado a partir da  identificação do risco ou problema, indicando a parte da coleção que está afetada, o impacto negativo em termos de perda de valor cultural, proposta de mitigação e meios de verificação.

Categoria II: Patrimônio museológico em situação de emergência
a) Assistência técnica: consultorias, relatórios de situação, diagnósticos, capacitação e afins sobre a proteção e salvaguarda de coleções museológicas em situação de emergência após um evento catastrófico;
b) Intervenção pontual: reorganização, recuperação de peças ou espaços afetados por uma emergência devido a um evento catastrófico.

As solicitações de apoio ao Fundo devem ser realizadas por meio da plataforma online de convocatórias do Ibermuseus.