Museus Ibram: centenas de obras circulam em exposições no Brasil e exterior

publicado: 27/10/2011 16h50,
última modificação: 01/11/2011 15h36
Peças do acervo MHN/Ibram estão na exposição Índia

Centenas de obras de acervos de museus ligados ao Ibram/MinC estão atualmente integrando exposições no Rio de Janeiro, São Paulo e na Bélgica, reforçando a importância destas coleções no contexto museológico nacional e internacional.

As exposições do Festival Europalia, que homenageia o Brasil este ano, ficam em cartaz por três meses na Europa e contam com importantes contribuições de seis museus integrantes da estrutura do Ibram/MinC: “o festival terá cerca de 20 exposições, sendo que 25% das obras são de acervos do Ibram”, destaca José do Nascimento Jr, Presidente do Instituto.

Dentre os destaques do Europália estão o quadro A Primeira Missa no Brasil, de Victor Meirelles, que faz parte do acervo do Museu Nacional de Belas Artes e retorna pela primeira vez à Europa após 150 anos de sua realização (1861).

Uma das peças de arte africana da coleção MNBA/Ibram

Além disso, 73 peças do Museu Nacional de Belas Artes (RJ) estão na exposição Onde Somos África?, que propõe um painel significativo da produção cultural africana, em cartaz de 22 de outubro a 27 de novembro na Caixa Cultural São Paulo. As peças cedidas envolvem esculturas, tecidos, objetos e máscaras produzidas pelas etnias Baulê, Fon, Yorubá, e Dogon.

Já outras dez peças da coleção do Museu Histórico Nacional (RJ) integram a exposição Índia  – em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro, de 12 de outubro de 2011 a 29 de janeiro de 2012. São três peças de mobiliário em madeira do século XIX e sete esculturas religiosas em marfim, integrantes da coleção Souza Lima – incorporada ao acervo do museu em 1940.

Texto: Ascom/Ibram