Ibermuseus divulga ferramenta que facilita o diagnóstico das instituições museológicas

publicado: 27/05/2020 14h28,
última modificação: 27/05/2020 14h29

O Programa Ibermuseus por meio de seu Observatório Ibero-americano de Museus apresentou, no último dia 18, uma ferramenta que facilita o diagnóstico da acessibilidade das instituições museológicas.

Como resultado da colaboração com a direção-geral do patrimônio cultural de Portugal, foi criada a ferramenta de autodiagnóstico em acessibilidade do Ibermuseus, um recurso on-line que permite os museus conhecer o grau de acessibilidade de sua sede, localização, exposições, comunicação, consultoria, capacitações, emprego, avaliação e gestão.  A ferramenta também possui um glossário e uma seção para disseminar boas práticas.

Ao mesmo tempo, a ferramenta também apoia o desenho de políticas públicas, uma vez que facilita os órgãos de gestão dos museus dos países membros do Ibermuseus o acesso a relatórios globais sobre as instituições de cada país.

Além do recurso, o Centro de Documentação Ibermuseus (CDI) disponibiliza ao público mais de 200 publicações de países da região.

O CDI contempla uma grande diversidade de temas relacionados ao universo dos museus, como Acessibilidade, Comunicação, Conservação, Restauração, Curadoria, Educação, Estatística, Estudos de Público, Gestão, Inventário, Legislação, Memória, Museografia, Museologia, Patrimônio, Sustentabilidade, Tráfico Ilícito, entre outros.

Os visitantes podem filtrar sua pesquisa por país, tema ou tipo de documento. No CDI, há uma série de estudos, guias, manuais, reflexões, catálogos, revistas, publicações do Ibermuseus, recomendações e declarações históricas da museologia ibero-americana.

Acesse a ferramenta de autodiagnóstico em acessibilidade e o CDI